Energias não renováveis e sua preservação
Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, nas quais se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovados.
Mas, há outras fontes de energia que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.
As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renovável.
Deves desligar os aparelhos que não estão a ser usados, vistos ou ouvidos e apagar as luzes da sala ou do quarto quando ninguém lá está.
Ao colocar isoladores nas paredes podemos reduzir a quantidade de energia necessária para aquecer ou arrefecer a casa. Isolar a casa é como vestir uma camisola ou casaco quando tens frio; da mesma forma o isolador prende o calor dentro de casa mantendo uma temperatura agradável.
Para fabricar todos os jornais, canos de alumínio, garrafas de plástico e outros bens é necessário gastar muita energia. Através da reciclagem - processo que consiste em triturar ou moer os materiais para voltar a usá-los - os objectos podem ser aproveitados utilizando muito menos energia do que se produzíssemos com matérias primas. Assim, outra forma de poupar energia é através da reciclagem.
Nos veículos automóveis também é possível minimizar o consumo de combustível; por exemplo se os pneus estiverem convenientemente cheios, o carro afinado com ar e óleo limpo andando da forma mais correcta gasta-se menos gasolina. Nunca sobrecarregues o carro, pois quanto mais carga mais difícil é a deslocação e, por isso, gasta mais combustível.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário